O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Parashah: Matot / Massei

Matot

E falou Moisés aos cabeças das TRIBOS dos filhos de Israel, dizendo: Isto é o que ordenou o Eterno: Quando um homem fizer um voto ao Eterno, ou fizer um juramento para se obrigar a alguma abstinência, não profanará a sua palavra; como tudo que saiu de sua boca assim fará (Nm 30:2-3).
Este é o inicio da parashah matot, mas como depois destes versos a ‘exortação’ é para as mulheres, talvez esse texto seja pouco explorado para com os homens. Por não estar o Eterno visivelmente em nosso meio não é pouco comum homens descumprirem seus votos deixando de lado o que prometeram, obviamente vão se valer de suas análises, com baixo índice de moralidade, e se satisfazer com o pensamento de que seu voto foi com homens e não com D-us, como se D-us aprovasse esse tipo de comportamento.
1 - Torah - Não esqueçamos nunca: pecar contra o próximo é pecado contra o Eterno: E falou o Eterno a Moisés, dizendo: “Quando alguma alma pecar, e fizer falsidade contra o Eterno, e negar a seu companheiro... Ou qualquer coisa que jurou em falso; pagá-lo-á por inteiro e a isso acrescentará a quinta parte (Lv 5:20-24)
2 - Profetas - Lembremos sempre: O Eterno é nossa testemunha: Responderam os anciãos de Gileade, a Jefté: O Eterno é nossa testemunha... (Jz 11:10).
3 - Escritos - vivamos isto: cumprir o que falamos: Palavras de David: aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda (Salmos 15:4).
4 - Brit chadashah - Procedamos: convictamente de nossas decisões: Palavras de Yeshua: Seja, porem, o vosso “Sim”, sim, e o vosso “Não”, não; o que passar disto vem do maligno (Mt 5:37).
E, na continuação da parashah, sobre as mulheres não resta nenhuma dúvida sobre o que a Torah ensina da submissão, mas ainda assim com a responsabilidade do homem de decidir no momento certo; Mas depois de estar informado, os anular mais tarde, responderá ele pela culpa dela (Nm 30:15)

Medite: [Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e, contudo não muda (Salmo 15:1-4).


Massei

Estas são as JORNADAS dos filhos de Israel que saíram da terra do Egito... (Nm 33:1)
É realmente uma jornada muito extensa, não pela distancia em si, mas pelo tempo que permaneceram no trajeto, mas também, pudera, pois com tantas rebeldias e contendas não era pra menos; pois o Eterno puniu os que continuaram aprisionados mentalmente no Egito, e entrou com um povo renovado, liberto físico e mental, disposto a obedecer; embora os que pereceram também se dispuseram a obedecer, mas na prática não foi assim; pois o cumprimento da Torah não é um mecanismo físico somente, é necessário ter uma mente sã desprendida deste mundo e não se valer daquilo que é passageiro.
Cada momento de nossa vida é uma jornada, e deve ser vivido com muita responsabilidade e respeito, pois todos os acontecimentos e decisões, certas ou erradas são sempre uma oportunidade de aperfeiçoarmos, pois enquanto permitir o Eterno o fôlego de vida em nosso ser é nosso dever buscar o aperfeiçoamento, para daí quem sabe, o Eterno em sua infinita misericórdia nos conceda a “terra prometida”, Olam Habah (o mundo vindouro).

Medite: O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. ‘em suas Jornadas’ (Tiago1:8).

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!