O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Parashah Pinechás

A parasha desta semana fala de dois assuntos que com um pouco de sensibilidade pensaremos em nos mesmo; é bom cada um pensar sobre si mesmo, ou melhor, é dever daquele que quer ser santo. Os dois assuntos que quero comentar são: personalidade e caráter. Há três grandes personalidades que se destaca nesta parashah, "grandes" por que eram conhecidas, mas o caráter se fez mais notório.
Na verdade cada pessoa é uma personalidade, por isso estejamos atentos, e não nos enganemos, personalidade é uma coisa, caráter é outra; o que há uma complexidade em torno disso.
Alguns psicólogos concordam que a personalidade se desenvolve e se consolida aos seis anos de idade. (observe crianças a partir de seis e sete anos, é comum elas fazerem qualquer tipo de ‘persona’ (mascara) quando querem alguma coisa).
A palavra personalidade vem da palavra latina ‘persona’, usada originalmente para designar as mascaras usadas pelos autores do antigo teatro grego, com o tempo passou a ser usada como mascara que usamos para o mundo ver.
A palavra caráter tem sua origem no verbo grego que significa "gravar". A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior.
Para ficar mais fácil vamos simplificar:
Personalidade é aquilo que te identifica, ou seja, as pessoas não precisam conhecê-lo muito bem para identificá-lo como sendo: “assim” ou “assado”, mas, não necessariamente tem o mesmo comportamento na intimidade, para os da família se mostra “bravo”, para os de fora, “manso”, ou vice-versa, é a “mascara”, a forma de como as pessoas o identifica.
Caráter é aquilo que é na intimidade, ou seja, as pessoas precisam conhecê-lo mais, essa virtude é intima e interior, pois são ações repetidas ao longo da vida e que só pode ser identificadas por pessoas próximas. Caráter é o que somos debaixo da personalidade (máscara), e ao contrario de personalidade se desenvolve ao longo da vida.

Na ordem da parashah:
Caráter 1: Pinchás. Embora a atitude de Pinechás foi falado na parasha passada, mas a parasha desta semana fala que ele e sua descendência recebeu do Eterno a aliança de paz (Nm 25:12) em função de sua atitude, pois foi tomado de zelo de D-us e deteve a mortandade no meio dos filhos de Israel (Nm25:8). Difícil atitude de Pinechás, pois para eliminar o mal foi necessário eliminar o irmão; mais difícil que eliminar o irmão é acreditar que o mal está com ele.
Caráter 2: Moises. Um exemplo de hombridade e imparcialidade em pedir a D-us um substituto, e não indicar a pessoa que sempre o serviu, Josué; embora talvez entendesse que seria a pessoa ideal, se isentou. Sempre estará no comando quem o Eterno mostrar; sábia isenção de Moisés, afinal a pessoa escolhida seria o maior entre povo.
Caráter 3: Josué. Quando citei acima sobre imparcialidade, isenção de Moisés disse: ‘embora talvez entendesse que seria a pessoa (Josué) ideal’, pois me lembrei de Provérbios: O que cuida da figueira comerá do seu fruto; o que zela pelo seu senhor, será honrado (Pv 27:18). Por isso Moisés o honrou, indo mais alem do que D-us tinha dito: ordenou D-us a Moisés: “e porás a tua mão” (Singular, Nm 27:18); e Moisés: “e pôs suas mãos” (Plural, Nm 27:23), demonstrando satisfação pela escolha de D-us e que certamente seria a sua. D-us que conhece o mais profundo de todo o ser chamou a Josué para substituir Moisés, imagine o caráter deste homem para ser escolhido como o sucessor de Moisés dentre seiscentos mil homens. Ademais em outros trechos da Torah fica claro o caráter de Josué.

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante a sua visão sobre a Parashah de Pinechás e sobretudo o seu comentário sobre a diferença entre a personalidade e o caráter de uma pessoa.
Espero que tenhamos o caráter de Josué um líder autentico e escolhido por D'us.
Shalom!
David Ben Yochanan
Beit Fernanada - Cps

David Ben Yochanan disse...

Muito boa a sua visão e comentário sobre a parashah de Pinechás. Achei interessante a diferenciação sobre a personalidade e o caráter.
Que possamos adquirir o caráter de Josué. Um grande líder do povo de D'us que sobre servir mostrar durante a sua vida o verdadeiro caráter de um homem de D'us.

David Ben Yochanan
Beit Jd Fernanada - Cps

SEJA BEM VINDO!