Purim é um feriado judaico que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no livro de Ester, um dos livros da Bíblia. Os judeus estavam exilados na Babilônia desde a destruição do Templo de Salomão pelos babilônios e dispersão do Reino de Judá. A Babilônia, por sua vez, foi conquistada pela Pérsia. A festa de Purim é caracterizada pela recitação pública do Livro de Ester, por duas vezes. Purim é um feriado judaico que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, distribuição de comida e dinheiro aos pobres, presentes e consumo de vinho durante refeição de celebração (Ester 9:22); outros costumes incluem o uso de máscaras, fantasias e é uma comemoração pública.
Purim é celebrado anualmente no 14º dia do Mês hebraico de Adar, o dia seguinte à vitória dos judeus sobre seus inimigos (13 de Adar). Assim como toda festa judaica, Purim tem início ao pôr-do-sol da véspera no calendário secular.
O nome "Purim" vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". Este era o método usado por Haman, o primeiro-ministro do Rei Achashverosh da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país.
As quatros principais mitsvot do dia são:
1 Ouvir à leitura pública, geralmente na congregação, do livro de Ester de noite e novamente na manhã seguinte (kriat meguilá)
2 Mandar cestas de alimentos para amigos (mishloach manot)
3 Dar caridade aos pobres (matanot le'evionim)
4 Comer uma refeição festiva (seudá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário