O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

quinta-feira, 5 de março de 2009

A pureza do azeite e a unção do sacertode

E tu ordenaras aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira puro batido, para iluminação, para acender a lâmpada contínua. (Êxodo 27:20)
A parashah desta semana inicia-se com esse versículo da Torah que nos deixa claro que antes mesmo da atuação do sacerdote e da ordem de fazer vestes para ele, o azeite que deveria iluminar a tenda da reunião teve preeminência. Mas poderia o azeite ter ficado por ultimo? Essa é uma pergunta muito importante, já que hoje muitos “sacerdotes” (pois assim pensam ser por saberem um pouco de liturgia e ter uma boa fala e quem sabe uma eloquência) nascem a cada dia, antes mesmos de ter o azeite para iluminar a tenda da reunião (congregação) ou para a sua “própria consagração”. E tomarás azeite da unção e o deitarás sobre sua cabeça,e o ungirás (Êxodo 29:7). Não se faz nem necessário dizer NÃO (já dizendo), já que a Torah é muito claro quanto a ordem do azeite.
Estes “sacerdotes estudiosos” da Torah, talvez não tenham parado para pensar no azeite, ou pensam que sua “sabedoria humana” vai criar um azeite capaz de iluminar a congregação, mudando assim a mandado de HaShem.
A estes é sempre bom lembrar, ainda que digam seguir a Torah e fazerem uma liturgia judaica: são realmente “sacerdotes”, mas de si mesmo e não de HaShem, pois fazem exatamente o que pensam e julgam suas próprias causas, suas ofertas e suas orações são somente pra satisfazer um ser chamado “si mesmo” e talvez até tenha azeite e consiga manter acesa a chama dentro de sua própria congregação, não se dando conta de que este azeite é composto, mas, para “si mesmo” o que importa é ter azeite, ainda que composto, mas para o nosso D-us, o D-us de Israel, o azeite tem que ser puro e ter preeminência, assim o sacerdote escolhido por HaShem manterá a chama acesa dentro da “Tenda da Reunião” (congregação) e servirá ali no lugar que “Eu te mostrarei”.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!