O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

SUCOT: proteção e unidade.

Todas as festas judaicas tem o seu próprio colorido e espírito, possuímos festa serenas e alegres, de acordo com o significado, conteúdo e historia das mesmas, que penetram em nossas almas para delas alcançarmos alento.
Após o dia de aflição de alma, em 15 de Tishrei começou o SUCOT (cabanas), a festa alegre das cabanas e que lembra a proteção Divina dada a Israel ao atravessar o deserto. Tendo tembém seu sentido religioso e agrícola, pois marcava o final da colheita da fruta com que se encerra o ano agrícola.
A SUCAH (cabana) nos lembra que dependemos da proteção do Eterno, pois a Sucah não é uma fortaleza, não oferecendo nem um teto sólido acima de nossa cabeça. Lembra-nos, que somos juntamente com todo o nosso conforto, nossa conquista pessoal, social e material nesta vida, é somente um estagio e que não adianta se valer disso, pois é temporário e frágil como uma Sucah!Nesta festa, os judeus também provêm das quatros espécies de plantas diferente cujo conjunto expressa uma união. são elas...
O ETROG (cidra) é uma fruta comestível que tem aroma. Ele simboliza a pessoa que tem instrução e pratica o bem;
O LULAV que é da tamareira, tem fruta, e não tem cheiro, lembra os que tem conhecimento, mas não os põem em prática;
O HADAS (mirto) que tem cheiro mas não é comestível, representa os praticantes, embora não sejam estudiosos ;
A ARAVAH não tem nem fruta, nem cheiro, e pode ser comparada com os que não tem teoria nem pratica
Dentre as explicações, cada uma uma das quatro espécies representa um tipo de judeu. As quatro espécies juntas simbolizam a união do povo; na medida em que uma pessoa pode não valer muito, no conjunto, todos os judeus formam um corpo e só assim alcançaremos nossos objetivos e cumpriremos nossa missão.


Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!