O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

NÔACH (NOÉ)

Noé foi um homem justo, perfeito nas suas gerações; com D-us andou Noé. Génesis 6:9
Como diz o texto da Torah Noé era um homem justo; devido sua justiça D-us o salvou e com ele sua família. Infelizmente muito mais pessoas naquela época poderiam ter sido salvas mas, não atentaram para o justo Noé, pois era ele quem fazia o meio pelo qual muitos poderiam ter sido salvos.
Segundo O Midrash conta que Noé trabalhou na construção da arca durante 120 anos. Durante todos esses anos, as pessoas perguntava o que fazia e ele respondia que um dilúvio estava por vir, na esperança que se arrependessem de seus atos malévolo e voltassem a trilhar o caminho do bem.
D-us em todos as épocas sempre “buscou” um justo que O representasse e que pessoas fossem beneficiadas por suas justiça: Busquei entre eles um homem que levantasse um muro, e se pusesse na brecha perante Mim por esta terra, para que eu não destruísse mas, ninguém achei. Ezequiel 22:30
Podemos nos sentir beneficiado pelos atos de justiça de Noé? Podemos atribuir a ele continuação da humanidade?
Noé em sua época foi um homem que se colocou na brecha entre D-us e a humanidade e por isso hoje podemos dizer que um único homem justo, correto e íntegro daquela geração conseguiu salvar a humanidade inteira da ruína completa. Outros porem atribui a ele a responsabilidade da destruição do povo de sua época, alegam que, se tivesse suplicado a D-us, Ele teria anulado o decreto. Assim como no caso de Noé a divergência, com Yeshua Hamashiach não é diferente.
Ao contrário do que muitos pensam, podemos nos valer da justiça de um justo sim! Através de Adão herdamos a morte, e a terra foi amaldiçoada Génesis 3:17 se podemos herdar a punição devido aos erros de um homem, obviamente posso ser beneficiado pelo acerto de outro.
Entendemos que somos beneficiados pelos méritos de Yeshua, e seus méritos são validos, pois foi justo até a morte (Ele não cometeu pecado, nem na sua boca não se achou engano. 1Pedro 2:22), a prova de seus méritos (merecimento, superioridade) é a ressurreição (Assim disse o Eterno a meu rei: ‘Assenta-te à Minha direita, enquanto de teus inimigos faço um descanso para teus pés’ Salmos 110:1 BH).
Não deixamos de ser israelita e não nos sentimos nem um pouco cristão por nos valer dos méritos de Yeshua, isso sempre fez parte do povo judeu (se valer dos méritos de um justo) não iríamos mudar agora.
Sejamos sempre observantes da Torah (lei Divina), pois só assim fazemos valer a justiça do Justo (Yeshua), ao contrario, não a justiça que favoreça um transgressor.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!