O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Rosh HaShanah

Rosh Hashaná (hebraico: ראש השנה, literalmente "cabeça do ano", bíblica: IPA: [ɾoʃ haʃ ː ɔnɔh], israelitas: [ʁoʃ haʃana], ídiche: [roʊʃ hɑʃɔnə]) é um feriado judeu vulgarmente designado por " Ano Novo judaico. Observa-se no primeiro dia de Tishrei, o sétimo mês do calendário hebraico, [1], como ordenado na Torá, em Levítico 23:24. Rosh Hashaná é o primeiro do Alto Feriados ou Yamim Noraim ( "Dias de Awe"), ou Asseret Yemei Teshuva (Os Dez Dias de Arrependimento), o mais solene dias do ano judeu, o qual celebrará com o feriado do Yom Kippur. Rosh Hashaná é o início do ano civil, no calendário hebraico (uma das quatro "novo ano" observâncias vários diplomas legais que definem "anos" para diversos fins). É o novo ano para as pessoas, animais e legal contratos. O Mishnah estabelece ainda, neste dia de lado como para o cálculo do novo ano civil eo ano sabático (Shmita) e jubileu (Yovel) anos. Rosh Hashaná comemora a criação do homem, enquanto cinco dias antes, em 25 de Elul, marca o primeiro dia da criação [2].
O Mishnah, o texto principal do Judaísmo da Torá oral, contém a primeira referência conhecida a Rosh Hashaná como o "dia do juízo." No Talmud dissertação sobre Rosh Hashaná afirma que três livros são da conta aberta em Rosh Hashaná, onde a sorte dos ímpios, os virtuosos, e os de uma classe intermediária são gravados. Os nomes dos justos serão imediatamente inscritos no livro da vida, e elas são fechadas "ao vivo". A classe média são permitidas uma folga de dez dias, até Yom Kippur, a arrepender-se e tornam-se bem, e os ímpios são "blotted fora do livro da vida." [3]
Rosh Hashaná é observado como um dia de descanso (Levítico 23:24) e as actividades proibidas no Shabat também estão proibidas em Rosh Hashaná. Rosh Hashaná é caracterizada pela soprando do Shofar, [4] fez um trompete de um carneiro da buzina, destinado a despertar o ouvinte desde o seu "sono" e alertá-los para o próximo julgamento. [5] Há uma série de aditamentos ao serviço regular judaica, mais notavelmente prorrogado uma repetição do Amidah oração para ambos Shacharit e Mussaf. A tradicional hebraico saudação em Rosh Hashaná é "Shana Tova", (pronunciado [ʃanatova]) para "um bom ano", ou "Shana Tova umetukah" para "uma boa e doce ano". Porque os judeus estão a ser julgados por Deus para o próximo ano, mais uma saudação traduz como "pode ser que você escreveu e selados para um ano bom" (ketiva ve-chatima Tovah). Durante a tarde do primeiro dia da prática do tashlikh é observada, no qual são recitados orações próximo de água corrente natural, e um elenco simbolicamente's pecados estão dentro da água. Muitos também têm o costume de atirar pedras em pão ou a água, para simbolizar o "casting off" dos pecados.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!