O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Purim

Purim a “sorte” de Haman que foi transformado em jubilo para os judeus. É muita “sorte” desse Haman... O malvado lançou sorte no mês de Nissan, mês do pessach, com certeza ele gostaria de acabar com os judeus o mais rápido possível, talvez o intento fosse acabar com os judeus no dia de pessach.
O povo de Israel não depende da ‘sorte’ para sobreviver - mas de D-us - Haman lanço sua própria sorte, após o pur (sorteio) seria contado onze meses, para quem pretendia executar logo sua meta lançar sorte é dar lado pro azar, mas essa foi mesmo a “sorte” de Haman, onze meses depois do dia do sorteio no dia treze do mês de Adar aconteceria o “massacre” dos judeus em todas as províncias do rei Achashverosh, tempo suficiente para que o Eterno ocultamente revertesse à situação e desse a vitória ao povo judeus. Então dia quatorze de Adar se comemora o milagroso salvamento do povo judeu.
Quem é que nunca passou pela sorte que lhe foi lançada, mudando a “sorte” que era pra você para “sorte” de quem a lançou, ou, simplesmente não conseguiu entender como as ‘coisas continuam’ mesmo que tudo parece contrario. Hoje não temos literalmente Haman para decretar nossa aniquilação, mas é certo que os amalequitas continuam a solta e as escondidas fazendo ou desejando o mal a alguém; mas isso acabará! Esse mal será erradicado com a vinda de Mashiach.
A cada dia que passa de uma forma real, entendo com absoluta certeza que a sobrevivência de um grupo, não depende da sorte, ainda mais estando em um lugar maravilhoso, mas corrompido, o natural seria que os filhos do reino tomassem conta de todas as maravilhas que Hashem criou, mas como o profana e o natural estão intrinsecamente ligados o certo passou a ser errado e o errado virou o certo. Nunca me esqueci da frase de uma antiga amiga: “a exceção aqui é a honestidade”.
Hoje, quantos iguais a Haman estão no poder, e quanto iguais àquele que foram aniquilados (Ester 9:6) pelos judeus existem!?! Temos que acreditar sempre no milagre Divino, no momento certo D-us fará justiça por nós.

A sorte esta lançada, no nosso caso D-us esta conosco.
Chag Sameach!

Comemora-se purim no dia
14 de Adar. Este ano (2010), sábado à noite, 27 de fevereiro e domingo 28 de fevereiro, durante o dia.

As quatro mitsivot de Purim
1 Ouvir à leitura da Meguilá de Ester (Livro de Ester) na noite e no decorrer do dia de Purim (kriat meguilá)
2 Mandar cestas de alimentos para amigos (mishloach manot)
3 Dar caridade aos pobres (matanot le'evionim)
4 Comer uma refeição festiva (seudat Purim)

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!