O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Shavuot (Semanas)

Final da contagem do Ômer, ou seja, dia de Shuvuot, mais precisamente após o por do sol de quinta feira, esta festa era uma das três de peregrinação na época do Templo.
Shavuot é comemorada em seis de Sivan do calendário judaico, também é conhecida pelos seguintes nomes: Êxodo 23:16 Festa da Colheita (Chag Ha-Catsir), Êxodo 34:22 Festa das Semanas (Chag Ha-Shavuot), Números 28:26 Festa das Primícias (Chag Ha-Bicurim).
Shavuot como percebemos é uma festa relacionada à agricultura que por sua vez quando Israel se tornou um povo urbano acabou perdendo seu significado, motivo pelo qual alguns sábios do Talmud associaram ainda mais a festividade a um evento histórico que aconteceu na mesma época: a outorga da Torah (Lei), a bíblia não faz referencia a essa associação, já no Talmud sim.
Shavuot é conhecido também como Pentecostes, uma palavra grega que significa “festividade de cinquenta dias” que inicia a contagem de quarenta e nove dias a partir do pessach (Páscoa), o dia após é Shavuot.
Como já era previsto por D-us e assim falou pela boca do profeta, Ele derramaria de seu Espírito sobre toda a carne (Joel 2:28), antes aparentemente somente os profetas lideres da época tinham essa porção, com a Nova Aliança seria diferente D-us colocaria a Torah em nosso interior para andarmos em Seus estatutos (Jeremias31:31-33), e como não poderia deixar de ser, no livro de Atos 2:1-12 vemos que D-us derramou de seu poder sobre os apóstolos que lá estavam comemorando o dia da entrega da Torah, Pentecostes (Shavuot), e como era uma festa de peregrinação tinha judeus, homens religiosos de varias nações, e cada um ouvia falar em sua própria língua nativa.
Palavras de Kefa HaShaliach:
Homens israelitas, escutai estas palavras: A Yeshua Nazareno, HOMEM aprovado por D-us entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que D-us por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de D-us, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual D-us ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; PORQUE DELE DISSE DAVID: Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim. Porque está à minha direita, para que eu não seja abalado; Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança; Pois não deixarás a minha alma no inferno (Sheol), Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo, com delicias perpétuas a sua mão direita. Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca David, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Mashiach, para o assentar sobre o seu trono, Nesta previsão, disse da ressurreição de Mashiach, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção (Atos 2:22-31).
Entendemos que a promessa de Ruach Hacadosh esta vinculada à Nova Aliança que D-us fez com seu povo Israel, quanto aos gentios, segundo Shaul Hashaliach D-us predestinou para ser filhos de adoção por Yeshua HaMashiach, concedendo o espírito de adoção (Rm 8:15 e Ef 1:5) e fazendo entender através de seu Santo Espírito a Torah, não a ordem das letras que não tem vida, mas sim, as palavras do D-us vivo .

Chag Sameach!

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!