O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nassô (Levanta)!

Particularmente fico emocionado quando leio algumas parashot (Nassô: Números 4:21- 7:89), esta por exemplo fala dos deveres da Tribo de Levi da organização em que tudo deveria ser seguido, também sobre a pureza que deveria ter o acampamento, tirando todo o leproso, o quem tem fluxo e o impuro pelo contato com um cadáver, “não contamineis os seus acampamentos, no meio dos quais eu habito” (Nm 5:1-3). Trazendo isto para os nossos dias devemos ter o cuidado de não nos contaminarmos por lepra (lashon harah-má língua), nem estar morto espiritualmente ou com qualquer impureza que possa vir a contaminar o lugar onde D-us habita (congregação), tomar cuidado com pessoas com quem nos relacionamos para não nos tornarmos impuros. Fala também do dever de confessar, assumir o erro que comete ao próximo, mas não somente isso, se necessário restitui-lo-á acrescido de sua quinta parte.
Sobre a passagem de suspeitar da esposa (sotah-esposa infiel), esse procedimento nunca se daria dependendo do comportamento da mulher, por isso as mulheres israelitas devem se vestir com recato e pudor, e ter sempre um procedimento digno, mas se ainda assim o espírito de ciúme vier sobre ele (homem) então ele levaria a mulher ao sacerdote que faria beber das águas amargas e havendo (impureza) falsidade nela as águas traziam consigo maldição e ela seria por maldição no meio do seu povo, sendo ela fiel e verdadeira (pura) estava livre do efeito das águas e lhe seria benéfico como recompensa da humilhação, sendo ela estéril teria filhos com bons partos, entre outras coisas.
O Nazireu: Antes de qualquer coisa, para se fazer algum voto ao Eterno à pessoa deve ter coragem de reconhecer sua real condição e ter consciência e convicção que vai cumprir, no caso do nazireu teria que se abster de alguns prazeres permitido pela Torah, não poderia beber vinho suco e nenhum produto da videira (uva), não cortar o cabelo e não se achegar a um morto ainda que seja um parente próximo, se dedicar às orações e boas obras, tudo isso para se aproximar do Eterno. E hoje será que nos apegamos somente aos prazeres permitido pela Torah e não a devoção a D-us? Um dos possíveis motivos do voto do nazireu é o reconhecimento do apego aos prazeres e necessidade de se achegar mais a D-us.
Em meio a organização, pureza, fidelidade e devoção, disse D-us que abençoasse os filhos de Israel, a Bênção Sacerdotal (Bircat Cohanim), quando pedimos para que não olhem para quem esta pronunciando a bênção, pois entendemos que D-us é quem abençoa e não o homem, não se fazendo necessário olhar, assim como na época do Templo a Shechinah irradiava por entre os dedos do Cohen.
A parasha é finalizada com o relato das ofertas dos príncipes das tribos de Israel, que por amor e gratidão a D-us ofertaram com alegria.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!