O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Sumo Sacerdote!

A parashah Acharei Mot em Levítico cap 16 fala sobre a ordem de D-us para o Sumo Sacerdote entrar uma vez ao ano no Santíssimo alem do véu, onde era feito o serviço do Yom Kipur (dia do perdão) quando era usado dois bodes, um seria oferecido como oferta de pecado, e o outro era lhe posto as mãos sobre a cabeça e confesso todos os pecados, ele (o cabrito) levava sobre si todas as iniquidades dos filhos de Israel para a terra inabitada (Lev 16:21).
A lei (sacrificial), tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a D-us (Hebreus 10:1).
Por isso D-us falou de uma nova aliança com seu povo Israel, Jeremias 31:31-33, onde consistia em um aperfeiçoamento com interiorização da Torah.
E por isso também Yeshua, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora das portas (Hebreus 13:12).
...Senhor fez cair sobre ele à iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado... (Isaías 53:6-7).
Ramban (Rabi Moshê bem Nachman) Explica: “A dor de Mashiach resultara em nos corrigirmos, pois, devido ao mérito dele, D-us nos perdoará e seremos curados de nossas transgressões”.
Obviamente Yeshua padeceu por nós e deu validade a todos os outros sacrifícios que era sombra do futuro, como justo, D-us o ressuscitou, e saindo do lugar santo que é a terra e entrou alem da nuvem, (véu) no lugar Santíssimo, “onde somente o Sumo sacerdote poderia entrar”. E não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santíssimo, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção (Hebreus 9:12).
Disse O Senhor ao meu Senhor: assenta-te a minha direita, até que ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:1, 4).
Temos essa consolação como âncora, segura e firme, e que penetra até o interior do véu, onde Yeshua entrou por nós, feito Sumo Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 6:19-20).

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!