O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ki Tissah

E Falou o Eterno a Moisés, dizendo: “Quando receberes a soma dos filhos de Israel, conforme o seu número, dará cada um o resgate de sua alma ao Eterno, ao contá-los, e não haverá neles mortandade ao contá-los. Isto dará cada um que passa para o número dos que são contados: metade de um siclo segundo o siclo da santidade... (Êxodo 30:11-13)”.
Vimos nesta parashá que a obra de HaShem nunca vai parar, ainda que tenha algumas intervenções, sempre existirá aquele disposto a fazer o “Mishican”, os quais, D-us coloca espírito de sabedoria (Êxodo 31:1-11), enquanto que pra alguns D-us dá espírito de sabedoria, vemos outros se perderem dentro de um mesmo povo.
Aprendemos: sempre haverá os pacientes, ainda que não vejam o “Mishican” pronto, sabe que isso irá acontecer e com sabedoria espera em HaShem seu líder Moisés que trará a Torah, pois se assim não fora, todo o processo de libertação e salvação devem ser desconsiderado, pois aqueles que não souberam esperar, demonstraram impaciência e acabaram sendo enganados por HaSatan, sendo estes goim (segundo comentário da Torah), não se submeteram a esperar Moisés, e querendo ter status de judeu natural acabaram por fazer juntamente com Israel, seu próprio deus e (ou) líder, se perdendo na idolatria com parte do povo de Israel.
Moisés mesmo intercedendo pelo povo e D-us mudando seu pensamento em não destruir todo o povo pelos méritos dos patriarcas, desmanchou o bezerro de ouro e espargiu sobre a água e fez beber os filhos de Israel (Êxodo 32:20), (o mesmo processo de Sotá, A esposa infiel, Números 5:11-31), Moisés também chamou os temente a D-us, e juntou-se a ele os da tribo de Levi (Êxodo 32:26) para eliminar seus irmãos, companheiro e próximo, com tudo, aqueles que serviram no principio encabeçando as ofertas e holocausto (Êxodo 24:5), os primogênitos, foram trocados pelos levitas, por sua infidelidade no pecado do bezerro de ouro (Numero 3:12).
Mesmo sem muita credibilidade com o povo Moisés que era responsável por eles, soube reverter à situação e foi agraciado pela gloria de D-us (Êxodo 33:22), com mais confiança e tranquilidade buscou a Torah para a completa santidade do povo.
Quanto a D-us, diz: “... farei misericórdia quando Eu quiser fazer misericórdia e Me compadecerei quando Eu quiser me compadecer”.
A nós, seremos ou não contados? Com confiança e paciência não faremos “bezerro de ouro”, assim seremos contados.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!