O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A beleza da modéstia: Tsniut

Tzeniut , Tznius ou Tzniut (do hebraico צניעות, "modéstia") é um termo usado no judaísmo para descrever o conjunto de mandamentos relacionados à conduta em geral . A tzeniut costuma se relacionar ao modo de vestir de cada judeu, roupas largas e próprias para cada sexo são um dos fatores mais importantes nas regras de Tzeniut.
A modéstia abrange um jogo de cultura ou valores religiosos determinados que relacionam-se uns aos outros.
Pode incluir:
1 A moderação em uma ações ou aparência, não desejando atrair atenção imprópria para si;
2 Subestimando uma realização (veja humildade);
3 falsa modéstia, uma forma de vangloriar-se auto-humilhando-se falsamente;
4 Modéstia sobre sexualidade e a exposição do corpo humano, especialmente tabus contra nudez em muitas culturas.Modéstia do corpo
A modéstia de corpo é o desejo ou requisito de não expor demais o corpo humano; isto aplica à pele nua, mas também ao cabelo, e especialmente às partes íntimas; envolve não só cobrir partes do corpo, mas também obscurecendo sua forma. É realizado por roupa conveniente, meios especiais de roupas variáveis (veja praia), fechando ou trancando a porta quando mudar de roupas ou tomar um banho de chuveiro, etc.; varia de acordo com quem pode vê-lo, tal como o esposo, sócio, amigo ou a familiares do mesmo sexo, estranhos do mesmo sexo, amigos ou a família, incluindo esses do sexo oposto, as pessoas da mesma classe social, as pessoas em geral. Controvérsia
A modéstia pode ser discutível. Um termo alternativo para modéstia, usado por alguns críticos é a vergonha do corpo ou gimnofobia. Modéstia excessiva é chamada pudico (pudor). Falta de modéstia, em excesso é chamado exibicionismo.
Os proponentes da modéstia freqüentemente vêem nela como respeito para os seus corpos e os sentimentos de si e de outros, e algumas pessoas acreditam que podem reduzir crimes sexuais. (Isto é baseado na crença que vítimas de crimes de sexo são, ao menos parcialmente, responsáveis por novos crimes, se eles imodestamente foram vestidos e assim atraíram o delinqüente).
A modéstia é condicionada por religião, cultura, ocasião, etc.
Modéstia judia
O judaísmo Ortodoxo exige dos homens usar uma cobertura na cabeça, chamado kipa, não é relacionado à modéstia; sua função é como um lembrete físico religioso de Deus. O Judaísmo ortodoxo espera das mulheres casadas cobrir seu cabelo; isto é alcançado por xales, chapéus, ou — em muitas comunidades — perucas ("sheitel").
Origem: Wikipédia, enciclopédia livre.


TSNIUT PARA TODOS
Tsniut, quando se ouve essa palavra é comum pensarmos em nossa comunidade feminina, que deve se vestir com tsniut (modéstia), já que a s mulheres pode atrair mais facilmente a atenção imprópria para si.
Disse: "é comum" porque tsniut não é só para mulheres, também para os homens, que devem esta atento a sua maneira de vestir. Mas se for só isso é muito fácil?! Sim, se pensarmos que tsniut está somente relacionado ao vestuário. Mas vai alem disso, deve fazer parte de nossa maneira de falar agir e pensar.
Levando em conta que o físico deve contribuir com o espiritual, tsniut em nossa vida (vestis, fala, ação-comportamento, pensamento, etc) é estarmos cumprindo Torah, consequentemente melhores para com o Eterno
Agora que sabemos que tsniut é um conjunto de mandamentos relacionados à conduta em geral, que sejamos sinceros para com nosso D-us, não esquecendo da frase acima: uma falsa modéstia é uma forma de vangloriar-se auto-humilhando-se falsamente.
Shalom!

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!