O Sentido da Vida:
O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)
domingo, 24 de abril de 2011
Nehemiah e Kefá
Imediatamente a chegada da Argentina, a dupla dinâmica, pois estão sempre na dinâmica de ‘bons negócios’, não perderam tempo, só foi remanejar as malas e tchau, seguiram para SP. O Nehemiah, como sempre, ruim do estômago após uma viagem, já o Kefá fazendo sua presença..., grato pelo vinho argentino meu caro.
Congresso Israelita na Argentina
Como não foi possível postar sobre nosso congresso na Argentina, quando na quinta-feira nosso ônibus saiu da beit-sede rumo a nossos los hermanos, não poderia deixar passar em ‘branco’ a chegada, se bem que não deu tempo de fotografar uma numero maior de pessoas, mas o Rosh Yishai e o Shimon os representam bem, afinal um é o responsável e o outro organizador. Os roshim que se fizeram presente no evento foram Yishai, Yohanan, Moshê, Nehemiah e Kefá.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Aficoman - RJ / Curitiba
No Rio de janeiro o Aficoman foi encontrado pelo Joel ben Ben-Ami; já em Curitiba, por ser muitas crianças, são separados garotos e garotas, no primeiro dia foi encontrado por Israel ben Gleiton e Hana bat Elisha. No segundo dia por Gabriel ben Zakai e Giovana bat Yehudah.
É isso aí crianças, além do presentinho ganho no dia, pode pedir o que quiser para os pais.
É isso aí crianças, além do presentinho ganho no dia, pode pedir o que quiser para os pais.
Pessach 5771/2011 - Curitiba
Já em Curitiba... Como disse o Rosh Ezrah à festa foi de 'gala'. Pois é, as fotos comprovam que realmente foi uma linda festa. Que bom que temos aperfeiçoado nossas festividades e investido nisso, pois quanto maior o esforço e investimento, maior será o legado que deixaremos para nossos filhos e jovens.
Pessach 5771/2011 - RJ
Mesmo morando em Curitiba tive o prazer de passar o pessach com a kehilá do Rio de Janeiro. Como de costume, e é natural, estiveram presente os chaverim de Angra dos Reis, Petrópolis e Barra Mansa. Esta foi a primeira festa que passei distante de minha família, claro, senti muita falta, mas satisfeito por ter contribuído com a kehilá do RJ.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Exemplo do Rabi Yeshua
É natural que rabinos institua algo, ‘mitsvah’, em suas comunidades. Com Rabi Yeshua não foi diferente. Dentre todos os simbolismos de pessach, durante a celebração festiva, ele institui o lava pés, e 'anexou' a um dos copos de vinho outro significado, O cálice da Nova Aliança: “Tendo dado graça disse, este é o cálice da nova aliança”. Entre os simbolismos que tem a festividade de pessach, temos a matsah (pão da humildade); seja rico ou pobre todos deve comer esse pão em demonstração de igualdade e dependência ao Eterno, mas na prática..., Bom, na prática é isso, Rabi Yeshua acrescentou o que costumo chamar de ‘exemplo de mestre’. Disse Yeshua o que eu faço não sabes agora, mas compreenderás depois... Se eu não te lavar não tem parte comigo. Vós me chamais mestre e senhor e dizeis bem, pois eu o sou. Ora se eu, senhor e mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz. Em verdade em verdade vos digo que o servo não é maior que seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou (Jo 13:7-16). Em poucas palavras Yeshua citou entre outras coisas, hierarquia e humildade; sendo ele Mestre deixou esse grande exemplo. Na essência somos todos iguais, seja senhor ou servo, seja rico ou pobre... Exemplo de Mestre!
A dupla de Barra Mansa
Eis nossos chaverim de Barra Mansa, Calev e Yehoshua (Josué). Que o Eterno possa conceder-lhes fortalecimento na esperança da chegada de Mashiach, que ansiosamente aguardamos, mas até que isso aconteça que possamos ter coragem de levar adiante está real esperança, que uma vez foi dada os santos, a outras pessoas. Mazal tov!
Tevilá!
Já fazia tempo que eu não realizava uma tevilah no Rio de Janeiro, o que de certa forma é natural, tratando-se de uma fé israelita; mas graças a D’us isso foi possível no domingo; se bem que o rapaz não é do Rio, e sim de Barra Mansa. Mauricio esperou meses até chagar o dia que passaria a fazer dupla, oficialmente, com Calev, que é outro membro de sua cidade, e que o ajudou muito, e continuará ajudando nesta nova etapa de sua vida. Que o Eterno possa lhe conceder de seu espirito, sua centelha Divina, para que andeis nos Seus estatutos e juízos e observeis com zelo e temor. Seja bem vindo chaver Yehoshua. Estiveram presentes neste evento os chaverim, Calev, Eliahuh e Ben-Ami.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Yom huledet sameach Levi ben Ezrah
Pois é, pra quem não poderia ir ao aniversário do Levi Ben Ezrah porque iria viajar, até que essas fotos ficaram legais, pois a viagem que eu faria quinta ficou pra sexta, com isso tive o privilégio de prestigiar o primeiro ‘niver’ do Levi, que é uma graça de garoto, se bem que ele me estranha quando eu o pego, mas, logo no colo da avó ou da mãe abre seu largo sorriso contagiante. Parabéns ao nosso pequeno Levi e, claro, também aos pais Rosh Ezrah e Tsipora pelo belo filho, alias pelos dois belos filhos. Mazal Tov!
Porto Alegre-RS II
Ainda em Porto Alegre... Não. Não é um equivoco a foto da ‘lancheria copacabana’(foto, canto inferior direito. clique em cima para ampliar). Estava eu conhecendo o mercado municipal de Porto Alegre, o que gostei muito, quando de repente avistei esta ‘lancheria’ e, claro, resolvi tomar um refresco e registrar o momento; afinal não é todo o dia que se pode tomar um refresco na ‘lancheria copacabana’. Bah, tri legal...
Porto Alegre-RS
Bah tchê. Tive o prazer de passar o shabat passado em Porto Alegre RS e conhecer melhor nossos chaverim de lá, que por sinal tem muito trabalho a fazer já que o ‘novo’ prédio precisa de reparos. Acredito que em muito pouco tempo, quem sabe em um possível retorno meu, estará tudo devidamente reparado e ainda mais organizado; alias estão de parabéns, pois tudo na kehilá estava muito organizado, espero tão logo possam concretizar os reparos para gozarem de uma melhor e mais bela estrutura. Agradeço a todos pela cordialidade, ao Rosh Yaacov e família, obrigado pela hospitalidade. Já no próximo shabat estarei no Rio de Janeiro.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Bem vindo
Assinar:
Postagens (Atom)