O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Parashah: Ki Tetsê / Quando saíres

Quando houver contenda entre homens, e vierem ao juízo e os julgarem, e justificarem ao justo e condenarem ao culpado, se o culpado merecer açoites, o juiz o fará deitar e o fará açoitar na sua presença com o número de açoites segundo a sua culpa (Deut 25:1-2).
Muitas e muitas pessoas estão dispostas a fazer parte do povo de D-us, mas, muitas dessas mesmas pessoas após a admissão, e uma provável falha não querem responder por seus atos impensados, motivo pelo qual acaba deixando ou desistindo do povo, mas ficando com um confortante pensamento, de que vai continuar cumprindo Torah, aí, só então “busca um melhor” meio para supostamente se achegar a D-us. Que contraditório! Mas é exatamente assim que muitos fazem, são fracas, pessoas mal resolvidas, mas que tinha toda a chance do mundo pra viver melhor sendo aprovadas por D-us, ainda que pra isso tivesse que passar por algumas lutas e barreiras e por que não, ‘açoites’ caso viesse a errar; não, não se prepararam psicologicamente; não vieram dispostas a se converter, e sim em contribuir somente, talvez até já se achando santo pensando que os outros eram pecadores, enquanto o pecado tomava conta de si, quando olhou pra si se viram digno de ‘açoites’, repreensão. Como diz o texto: Quarenta acoites lhe fará dar, não irá além; não suceda que indo além e lhe fizer mais acoites, teu irmão fique aviltado aos teus olhos (Deut 25:3). Segundo os sábios esse texto explica que é no limite dos quarentas e que só poderia chegar a 39º açoitadas, ou seja, aprendemos também que no povo de D-us ha problemas, e que se tratando da existência deste, se faz necessário de uma corte que aplique as punições. Claro que hoje em nossos dias não há açoites, mas certamente existem homens compromissados com a Torah capazes de dar a exortação adequada para manter a ordem, embora o povo seja de D-us sempre haverá problemas e dificuldade. Muitos que conheceram a Torah e acabaram se desviando do trajeto que inicio, lembre-se D-us não leva em conta o tempo da ignorância, mas se conheceu e acabaram fazendo o que não devia não é simplesmente ignorar, pois como conhecedor que passou a ser, com certeza, será cobrado, ainda que no juízo.
Entendamos: entre erros e acertos a nobreza está em reconhecer e nos arrependermos de nossos erros, respeitando e submetendo às autoridades impostas por D-us em meio ao seu povo.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!