O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Parashah Ekev

E te recordarás de todo o caminho pelo qual te levou o Eterno, teu D-us, estes quarenta anos no deserto, para afligir-te, para provar-te, para saber o que estava em teu coração... (Deut 8:2).
Todos aqueles que estão dispostos a sair do Egito, virtualmente é como aqueles que saíram do Egito literalmente, pois ao receber a mensagem de liberdade e de uma possível saída do ‘Egito’ (vida mundana), primeiro vem o desconforto e as coisas tornam-se mais difíceis (Êxodo 5:18-21), após isso, sente-se protegido pelo Eterno, pois vê os livramentos e as verdades de D-us, agora, com o censo de constatação mais apurada começa a perceber que ha ‘trevas’ entre os ‘egípcios’ e, mesmo estando entre eles(egípcios) há luz para aqueles que querem sair.
Isso tudo acontece, até que finalmente as pessoas conseguem sair do ‘Egito’ e ingressar em uma jornada espiritual, assim foi com o povo de Israel, mais do que um trajeto no deserto era um trajeto espiritual onde todos tinham a oportunidade de conhecer O Criador e reverenciá-lo como o seu D-us. Infelizmente muitos, assim como o povo de Israel no deserto, vêem esse trajeto de dificuldades não como sendo espiritual, mas sim um trajeto de mudança de vida e adaptação a jurisprudência de um código de leis, negligenciando o que deve estar intrinsecamente ligado, a espiritualidade, pois na hora de aceitar a Torah dizem: “tudo que o Eterno falou faremos” (Êxodo 19:8), como de fato, mas não tem a sensibilidade de ouvir a voz do Eterno para poder tomar as decisões corretas no trajeto, pois o único objetivo destas pessoas, é, se não carnal, herdar a promessa feita aos patriarcas, vale apena lembrar que se não olharmos para a nossa caminhada com espiritualidade, sentiremos conforto naquilo que supostamente cumprimos. Teoricamente o povo que saiu do Egito era o povo apto a entrar na terra, pois tinha o sinal na carne da aliança que D-us fez com o patriarca Abrahão, mas, não tinha o sinal que motivou o chamado de D-us a ele, a do coração, motivo pelo qual seus corpos ficaram no deserto: Todo o povo que saíra estava circuncidado, mas a nenhum do povo que nascera no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam sido circuncidado (Josué 5:5). Após todo o trajeto no deserto ‘vemos’ um povo incircunciso fisicamente, mas de coração circuncidado entrar na Terra de Israel, com isso, como lemos no livro de Josué, obtiveram na carne o que tinha no coração, assim como Abrahão.
Neste tempo disse o Eterno a Josué: faz facas de pederneira, e circuncida segunda vez os filhos de Israel (Josué 5:2).
Note que o texto acima diz ‘circuncida segunda’ vez, o que se subtende que o principal motivo que levou a eles a herança de Abrahão foi a circuncisão de coração; motivo pelo qual D-us o chamou.
Circuncidai, portanto, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz (Deut 10:16); com certeza esse é o maior critério a ser seguido para os que querem herdar as promessas de Abrahão.
...e nós ouviremos e faremos (Deut 5:28)

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!