O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Parashah Balac

A parasha desta semana fala de um homem que me atrevo a dizer: tinha uma ‘espiritualidade’ incrível; surpreendente o seu relacionamento com o Eterno. Mas, até aonde ia seu relacionamento?
E hoje, até aonde vai o seu relacionamento com o Eterno? Você é capaz de ‘ouvir’ D-us e cumprir seus mandamentos sem questionar? Ou supostamente ‘cumpri’, mas no fundo é a satisfação de seu próprio ego e o medo de ser punido, sem contar no status de dizer que ‘ouve’ as palavras de D-us e cumpre-as.
Nos dias atuais não são poucas as ‘representações’ de Bilam (Balaão), e isso se da devido à falta de moralidade em que muitos vivem. Dizem, mas não fazem; prometem, mas não cumprem; e quando se vê obrigado a fazer, faz, mas sem paixão; se com paixão, sem razão; se com razão, sem amor; se com amor sem sensibilidade e, sem sensibilidade não se conhece a D-us; pois ninguém ama o que não conhece, e para conhecer a D-us deve haver a sensibilidade de entender as suas Palavras e senti-las como a palavra do D-us vivo e presente.
Mais do que qualquer coisa a parashah deixa claro a falta de moralidade de Bilam, pois a proposta de Balac em honrá-lo (Nm 22:17) fez com que ele insistisse com D-us; e como D-us entrega ao homem o desejo do seu coração... Bilam foi ao encontro de Balac, pensando conseguir a honra, enfim amaldiçoando Israel.
Eu o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações (Jeremias 17:10).

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!