O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Nitzavim/Parados / Vayelech/E foi

Devarim/Deut 29;9 a Deut 31:30.
Vós todos estais hoje presente diante do Eterno, vosso D-us... para que entres na aliança do Eterno...(Devarim/Deut 29:9-11)
Vêm dias, diz o Eterno, em que farei uma nova aliança... porei minha Torah (lei) no seu interior, e a escreverei no seu coração... (Jeremias 31:31-33).
Por que todos que saem do "Egito" se acham livres, conhecedores da Torah e servos fieis a D-us? Sair do "Egito" não é tirá-lo de nós! Ser livre e conhecedor é uma coisa, ser servo é outra.
A parashah desta semana nos alerta sobre a aliança que fizemos, e nos lembra de nossa habitação no "Egito" e das "abominações das nações" pelo qual passamos, nos lembra para que sejamos gratos e permaneçamos na aliança, para que o nosso coração não se desvie Dele e sirvas aos deuses dessas nações.
Todo israelita com um mínimo de conhecimento possível jamais servirá os deuses das nações, mas isso não significa que é servo fiel do Eterno Criador, uma coisa é certa, uma vez aliançados estamos sujeitos as bênçãos ou maldições, e como o ser humano esta sempre em busca de conforto, palavras e ações que os satisfaça para deixa sua consciência tranquila, estejamos atentos as palavras da Torah: E aconteça que ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe em seu coração, dizendo: 'Terei paz andando conforme o bom parecer do meu coração' (acrescentando a sede a bebedice BLH); pois Eu acrescentarei, aquele que assim pensar, o castigo dos pecados involuntários aos dos cometidos voluntariamente. Não quererá o Eterno perdoá-lo, mas então fumegará o furor do Eterno e o Seu zelo contra aquele homem que fizer isto, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele... (Devarim/Deut 29:18-19).


Não nos enganemos, sejamos servos e permaneçamos fiéis na aliança que o Eterno nos incluiu, para irmos bem todos os dias de nossas vidas. Shalom!

Um comentário:

Eliahu disse...

Sair do Egito:

Similarmente aquela geração que saiu do Egito e que ficou pelo caminho, infelizmente para alguns que estavam conosco aquela geração
não serviu de exemplo. E para alguns que ainda permenecem é como se aquele acontecimento também não lhe dissessem nada. E por ignorar a
lição que nos é dada através dequela geração, muitos que estavam conosco acabaram também ficando e está sempre surgindo um adepto, Infelizmente. Não basta apenas sair do Egito, tem-se que perseverá na caminhada a qual temos que andar, permenecer sempre vigilantes para não ficar para trás.

Ser Servo:

A palavra servo,infelizmente quando pronunciada ou escrita deixa para muitos de ser entendido o seu significado genuíno. Quantos não estão disfarsados de servos até o momento que lhes convém? Tão logo surge a oportunidade de mostrar que é realmente servo do Eterno(Bendito seja Ele) de imediato fica claro que era apenas uma casca e nada mais. Humildade, obediência e temor caminham juntos.

Shalom.

SEJA BEM VINDO!