O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Vaiachel/Pecudê

A parashah Vaiachel/Pecudê (Êxodo 35:1-40:38) é realmente belíssima, e em nossas congregações temos que ter uma atenção especial, pois se formos classificá-la por etapas como fizemos neste shabat passado, vemos o motivo pelo qual deu tudo certo mesmo depois de quase tudo aparentemente perdido pelo pecado do povo de ter feito o bezerro de ouro, D-us decide ir com o povo após uma linda petição de Moisés.
E vimos alguns itens importantes que resultaram no sucesso da obra de D-us, que ficou explícito Sua satisfação quando Ele encheu com sua glória o Tabernáculo, são eles: Shabat , doação, empenho, organização e submissão.
No inicio da parashah vemos a importância do shabat, para que fique claro, mesmo por uma causa nobre o mandamento deve ser respeitado, e como não poderia ser outro, foi colocado o mandamento do shabat que segundo nossos sábios equivale a todos os mandamentos da Torah. Por tanto esse é o primeiro item para o progresso: Obediência a Torah, santidade!
O segundo item é a Doação pois um povo que não se doa ou tem sempre alguma ressalva em relação a D-us, não pode tê-Lo em seu meio, por isso é necessário que aprendamos a nos doar em função da obra de HaShem.
O terceiro item é o empenho para a obra, pois muitos acreditam que somente a liderança deve se empenhar para garantir de pé o Tabernáculo, se faz necessário aquele cujo coração se move para fazer a obra de Hashem, pois estes Ele dá o espírito de sabedoria para executar a obra exata.
O quarto item é a organização pois executaram a obra exatamente de acordo com a vontade do Eterno.
O quinto item é a submissão pois a beleza deste item é demonstrada na entrega do Tabernáculo a Moisés para que este inspecione a obra. Pois assim como D-us criou a terra para a habitação do homem é nosso dever buscar santidade para que a Shechinah se manifeste em nosso meio.

Nenhum comentário:

SEJA BEM VINDO!