O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Chaiê Sarah (Vida de Sarah)

E foi a vida de Sarah cento e vinte e sete anos; anos de vida de Sarah (Gêneses 23:1)
A palavra Sarah no hebraico quer dizer "princesa" ou mandatária. Seu nome no original era Sarai, que foi modificado quando Abrão foi mudado para Abraham, quando foi estabelecida a circuncisão como sinal do Pacto.
Sarah sem dúvida nenhuma é um exemplo de mulher virtuosa para todos as mulheres judias e um exemplo de pessoas para todos nós com suas atitudes, firmeza (Gêneses 21:9-12) e submissão.
Todos os acontecimentos de nossa vida, bons ou ruins podem ser avaliados, como positivo ou negativos; Os sábios dizem que Sarah mesmo com os eventos que poderiam considerá-los ruins, ela tinha consciência que vinham de D-us e, portanto, era capaz de avaliá-los como positivo.
A felicidade ou o contentamento de vida de uma pessoa não depende de situações externas, há pessoas que parecem correr tudo bem em sua vida, mas basta uma pequena frustração, é visto como uma tragédia, e a vida passa a ser encarada de uma forma negativa.
O entendimento que devemos ter, e, que a Torah quer nós mostrar e que cada situação na vida é uma oportunidade de crescermos e aperfeiçoar nosso carácter, e nós apegarmos mais a Ele (D-us).
Que possamos buscar esse nível de consciência que tinha Sarah para chegar ao final de nossa vida tendo a certeza que deixamos alguma herança aos nossos descendentes, uma herança que ninguém já mais poderá tirar deles: exemplo, exemplo e exemplo. O Exemplo de hoje é capas de fazer melhor as gerações futuras. Shalom!

Um comentário:

Anônimo disse...

Como bem disse o texto, Sara, podemos incluir tb as demais matriarcas, foram exemplo de comportamento, dedicação e temor a D-us. É uma pena que muitas mulheres não judias que pretendem seguir o judaísmo não tenham a carga necessária para tamanho compromisso. Conheço mulheres não judias que vivem contrariadas, deprimidas... porque não conseguem se enquadrar nesse caminho, forçando sua natureza gentílica e, por razões variadas permanecem nele, apenas por ALGUM INTERESSE OU COM OBJETIVO DE OBTER ALGUMA VANTAGEM, obviamente. O que é uma pena porque o Todo Poderoso D-us de Israel é Uniciente, é o Olho que tudo Vê; não adiante querer se passar por judia e, no entanto, não ter amadurecimento espiritual para seguir um caminho tão sério e tão repleto de mandamentos e compromissos com D-us.

SEJA BEM VINDO!