O Sentido da Vida:

O SENTIDO DA VIDA: Antes da queda do homem no jardim do Éden o sentido da vida era viver o presente com o Criador.
Hoje o sentido da vida é fazer Teshuvah para garantir o futuro com Ele. (Rosh Yehudah)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

E, perseverando unânimes todos os dias... Atos 2:46

É pessoal chegou nosso congresso em Curitiba, começa hoje e termina dia 28, um evento de muita importância para nos da CINA, onde temos a oportunidade de conhecer chaverim de diversas partes do Brasil e até do exterior. Este evento mostra o quanto é importante estarmos unidos, mesmo com muitas lutas pelo caminho nunca deixaremos de acreditar na Nova Aliança que D-us fez com a casa de Israel e com a casa de Judá a qual foi dita pelo Profeta Jeremias: Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá (Jr 31:31). O que nos consola é saber tanto pela brit chadashah (novo testamento) como pela história mundial que a kehilat Elohim que tinha e tem como objetivo de também levar salvação ao gentil os convertendo ao D-us de Israel sempre foi perseguida mesmo na era apostólica, hoje de forma diferente a kehiah ainda continua sendo perseguida por acreditar quer Yeshua é Mashiach; como se não bastasse às lutas naturais da fé que exercemos, tem também aquele que se posicionam como opositores, o que dificulta, mas contribui pra fortalecer alguns e a desistência de outros, de qualquer forma vale à pena lembrar das palavras do sábio Gamaliel:
Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus (Atos 5:34-39).


Se o Eterno permitir estarei de volta logo depois do Congresso... Shalom a todos!!

Origem: Rio de Janeiro / Destino: Curitiba Congresso 2009!!

Aí estão nossos chaverim: Yohanan, Ben-Ami e sua esposa Emunah com seu filho Yoel e o Eliahuh que acabaram de sair e devem chegar lá em Curitiba pela manhã. Que o Eterno os conduza nesta viagem, como também a todos os nossos chaverim que se deslocarem para esse evento; Guideon, Mordechai e sua esposa Hadassah já estão lá. Bom Congresso a todos, até lá!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Novo blog na área: teen Israelita

Com muita empolgação e incentivo foi criado o mais jovem blog Israelita, trata-se do ‘teen Israelita’ que foi feito para atender o publico teen de nossas kehilot. Espero vê-lo sempre bem atualizado, já aviso que não é fácil, mas espero que consiga. Parabéns minha filha. Mazal tov!
teenisraelita.blogspot.com

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Direto de Jacareí-SP

Tivemos no ultimo shabat o chaver Menashi de Jacareí-SP, um jovem rapaz que está a serviço no Rio, mesmo conhecendo somente o lugar onde trabalha e onde está hospedado não mediu esforços para vir passar o shabat conosco, o que foi muito bom, espero revelo no próximo shabat, mas no congresso em Curitiba, até lá!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Mas a luta continua...!!

É, terminou os oito dias do acendimento das velas de chanucah. Festa que o nosso Mashiach Yeshua participou: Houve então a festa da dedicação em Jerusalém e era inverno, e Yeshua andava passeando no Templo, pórtico de Salomão (Jo 10:22-23).
Graças a D-us pelo milagre do azeite que perdurou oito dias quando era para somente um, esse milagre foi, e é a prova que D-us sempre esta com aqueles que lutam e não se deixa assimilar, com aqueles que não muda uma verdade eminente (que aos olhos de alguns deixou de ser), em função da assimilação de outros povos.
Que a esperança messiânica seja mais forte e mais convicta do que a assimilação dos povos em relação ao nosso Mashiach.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Visita aos chaverim de Angra!

Ontem já estando em Angra depois de ter passado na casa do casal Tsadok e Ruth, fomos até a casa de outro casal Efraim e Devorah que mora no parque Mambucaba, bairro onde mora também nosso chaver Uri, na Rodovia Rio-Santos pegamos uma forte chuva, vimos até viatura atendendo acidente, mas graças ao Eterno chegamos seguros na casa do Efraim onde fizemos uma reunião com os chaverim visando à unidade do grupo, que deve buscar o crescimento com muito cuidado e sabedoria temendo a D-us a todo tempo. Rogo-vos, porém irmãos, pelo nome de nosso Rabi Gadol Yeshua Há Mashiach, que digais todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer. (1Co 1:10). Pois quem é Paulo? Quem é Apolo? Servos pelos quais foste conduzido a fé... Quanto a mim, eu plantei, Apolo regou, mas quem fazia crescer era D-us. (1Co 3:4-5). A reunião acabou tarde, já era quase 0hs00 quando saímos de Mambucaba e depois de deixar Tsadok e Ruth em casa, chegamos ao Rio já era 03:45hs da Madrugada. Pra nós a certeza: todas as coisas contribui para o bem daqueles que amam a D-us ... (Rm 8:28), e a esperança que depois da tempestade vem bonança. Agradeço aos chaverim que me acompanharam: Eliahu e Bem-Ami, mas principalmente ao Criador que tem feito muito em nosso meio. Baruch HaShem!





Tefilat Haderech



Mesmo saindo de casa com um tempo bom nunca saberemos com exatidão como será o tempo pelo o caminho e nunca saberemos dos perigos na estrada, por isso: Oração da Viagem: IEHI RATSON Que seja da Tua vontade, Eterno nosso D-us e D-us de nossos pais, conduzir-nos em paz, dirigir nossos passos em paz, guiar-nos em paz, fazer-nos chegar ao nosso destino em vida, com alegria e em paz (se tem em mente retornar imediatamente, acrescente-se: e fazer-me retornar em paz); livra-nos das mão de todo o tipo de inimigo e embusteiro pelo caminho, e de toda a forma de calamidade que venha assolar o mundo. Envia uma benção sobre as obras de nossas mãos, e faze com que achemos graça, misericórdia e piedade aos Teus olhos e aos olhos de todos os que nos vêem. Ouve a voz de nossas suplicas, pois tu és D-us que ouves a oração e a súplica. Bendito sejas Tu, Eterno, que ouves as orações. Sidur pág 121

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Chanucah

Chanukah, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanucá é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Chanucá começa no 25º dia de kislev.

Em 180 a.C. Antíoco IV Epifanes ascendeu ao trono selêucida. Braço remanescente do império grego, encontrou barreiras para sua dominação completa sobre o povo judeu, e o modo mais prático para resolver isso era dominar de vez a região de Israel (mais precisamente a Judéia, ao sul) impondo de maneira firme a cultura da Grécia sobre os judeus, eliminado, assim, aquilo que os unificava em qualquer lugar que estivessem: a Torá. O rei Antíoco ordenou que todos aqueles que estavam sob seu domínio (em específico Israel) abandonassem sua religião e seus costumes. No caso dos judeus, isso não funcionou, ao menos em parte. Muitos judeus, principalmente os mais ricos, aderiram ao helenismo (cultura grega) e ficaram odiados e conhecidos pelos judeus mais pobres como "helenizantes", uma vez que ficavam tentando fazer a cabeça do resto dos judeus para também seguirem a cultura grega. Antíoco queria transformar Jerusalém em uma "pólis" (cidade) grega, e conseguiu.

Em 167 a.C., após acabar com uma revolta dos judeus de Jerusalém, Antíoco ordenou a construção de um altar para Zeus erguido no Templo, fazendo sacrifícios de animais imundos (não kasher) sobre o altar, e proibiu a Torá de ser lida e praticada, sendo morto todo aquele que descumprisse tal ordem.

Na cidade de Modim (sul de Jerusalém), tem início uma ofensiva contra contra os greco-sírios, liderada por Matatias (Matitiahu) (um sacerdote judeu de família dos Hasmoneus) e seus cinco filhos João, Simão, Eliézer, Jonatas e Judas (Yehudá). Após a morte de Matatias, Yehudá toma à frente da batalha, com um pequeno exército formando em sua maioria por camponeses. Mesmo assim, os judeus lograram vencer o forte exército de Antíoco no ano 164 a.C, e libertaram Jerusalém, purificando o Templo Sagrado. Judas acabou conhecido como Judas Macabeu (Judas, o Martelo).

O festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos para celebrar esse evento. (Mac. 1 vers. 59). Após terem recuperado Jerusalém e o Templo, Judá ordenou que o Templo fosse limpo, que um novo altar fosse construído no lugar daquele que havia sido profanado e que novos objetos sagrados fossem feitos. Quando o fogo foi devidamente renovado sobre o altar e as lâmpadas dos candelabros foram acesas, a dedicação do altar foi celebrada por oito dias entre sacrifícios e músicas (Mac. 1 vers. 36).

Até aqui, viu-se a vitória do pequenino exército judeu, esse foi o primeiro milagre. O segundo milagre é mais sobrenatural e deu origem à festa de Chanuká. Após a purificação da Cidade Santa e da Casa de Deus, foi constatado que só havia um jarrinho de azeite puro no Templo com o selo intacto do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) para que as luzes da Menorá fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao templo para o seu devido fim conforme manda a Torá (Ex 27:20-21).

Fonte: Wikipéida.

SEJA BEM VINDO!